2009/03/07

pachamama, a mãe terra


quando os espanhóis chegaram ao reino inca se maravilharam com a complexidade da organização social do império e com sua riqueza.
os incas construiram enormes redes de influências e de comércio interligando os Andes ao oceano pacífico.
arquitetura, agricultura e comércio junto à religião compunham uma cultura rica que levou para sempre segredos que poderiam mudar os rumos da humanidade.

alguns desses segredos conseguiram ser preservados e passados a diante .
os incas tinham respeito e veneração pela natureza, personificada pela divindade "pachamama", a mãe terra - moderrrrno, não?.
a mãe terra estava presente em todos os aspectos da natureza e seu símbolo máximo eram as montanhas dos andes.
...
além de massacrar o povo nativo através da violência física e das doenças, os europeus obviamente fizeram de tudo para acabar com suas crenças.
...
mas como convencer um povo que suas montanhas milenares não eram mais sagradas?
como fazê-los desistir de venerar a mãe terra?
com catecismo e brutais métodos de repressão.
...
o que os missionários não sabiam é que os nativos conseguiriam driblar a imposição do novo culto tornando a virgem maria e a montanha sagrada em uma só figura.
se prestarmos atenção na arte sacra cuzquenha conseguimos perceber no formato do manto da virgem maria a silhueta da montanha.
é a pachamama abençoando os andinos através de todas as religiões a até hoje.

Um comentário:

  1. este foi o grande truque da América Católica, transformar Nossa Senhora na sua Mãe Terra, e assim conseguiram manter suas tradições. Na verdade na Europa foi a mesma coisa. Tiveram que incluir a Virgem Maria porque o povo (que era todo pagão até ser batizado, of course) não se conformava em não ter uma figura feminina como divindade. colou.

    ResponderExcluir