2009/03/11

contrabandista internacional de arte, eu??!?!?


ingenuamente embarcávamos de volta ao brasil depois dos dias em buenos aires, trazendo uma linda e misteriosa pintura. tudo estava transcorrendo na mais perfeita paz até quando fomos barrados no raio-x.
eeeein?
você sabia que é preciso uma autorização do ministério de belas artes da argentina para retirar qualquer antiguidade de lá?
eu não sabia.
fiquei sabendo praticamente na porta do avião.
desembrulhamos a pintura, mostramos a nota fiscal e explicamos que se tratava apenas de um souvenir comprado na manzana de las luces (aonde tem uma das construções mais antigas da cidade, um colégio jesuítico que tem túneis que levam até as margens do rio da prata e [podem ser percorridos com visitas guiadas) em uma feira permanente de antiguidades que tem por lá.
foi bem estressante.
sem o parecer do ministério nao poderíamos levar a pintura.
a essas alturas a fila já estava quilométrica e não eram poucos os curiosos que tentavam saber o que afinal estávamos contrabandeando.

para evitarmos a burocracia optamos por deixar o quadro na argentina.
o que fazer se não tínhamos tempo hábil de voltar à cidade e pegar a autorização para sair com a pintura?

tristes mas decididos abandonamos o nosso troféu à sua sorte e a perplexa fiscal da aduana que agora tinha o problema de o quê fazer com a pintura abandonada para resolver.

estávamos quase com o carimbo no pasaporte quando o fiscal chefe nos cham de volta ao raio x. '- la señora del cuador, por favor.'

voltamos, trocamos algumas idéias com o chefe que em seguida nos liberou para seguir caminho coma nossa aristocrata retratada.
bizarro, né?

felizes embarcamos com a linda argentina e as milhares de dúvidas ao seu respeito de volta ao brasil.
a pintura é um retrato de uma mulher com um olhar decidido e até bem sexy, que segundo quem nos vendeu é da década de 50.

hoje "a misteriosa" mulher da "manzana de las luces" olha desafiadoramente da parede de nossa sala para quem nos visita e ouve as especulações sobrea sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário